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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


RENASCENÇA EM SÓLIDOS

Autores:
Luciane de Castro Quintiliano (IFSULDEMINAS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS) ; Emanuela Francisca Ferreira Silva (IFSULDEMINAS - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS)

Resumo:

Este trabalho é o resultado de um projeto desenvolvido no IFSULDEMINAS- Campus Avançado Três Corações que manteve um diálogo entre os conteúdos de Matemática e Artes. Participaram do projeto discentes do 3° ano do curso de Informática que construíram sólidos de Arquimedes, especificamente, o tetraedro, o hexaedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro, a partir das aulas de geometria, e discentes dos 2° anos dos cursos de Mecânica e Administração que trabalharam os referidos sólidos através de releituras de obras renascentistas. Na Renascença, artistas e matemáticos descobriram novamente todos os sólidos de Arquimedes, em meados de 1619, por Johannes Kepler, que definiu primas e poliedros não convexos. Este trabalho teve como suporte o ambiente digital para pesquisa e as folhas de papel para o trabalho artístico de releitura. Teve-se como aporte teórico Hernandez (1998) e sua perspectiva do trabalho com projetos. Ana Mae Barbosa e a perspectiva da releitura em sala de aula. O objetivo deste projeto foi promover o diálogo entre conteúdos, em princípio, díspares com discentes de turmas e anos diferentes, buscando a interdisciplinaridade como forma de romper fronteiras entre linguagens. Adequando a sala de aula como um ambiente favorável para a realização de descobertas, buscando proporcionar a criatividade, a sensibilidade e a motivação. Para tanto, pretendeu-se ensinar Geometria utilizando conceitos artísticos através de uma metodologia diferenciada para a sala de aula associando Matemática e Artes. As atividades foram realizadas aliando os conceitos matemáticos utilizados nas Artes e por meio da releitura de obras renascentistas foi efetuada uma exploração de conceitos geométricos. É válido salientar que, a articulação entre Matemática e Artes torna-se uma importante ferramenta para a aprendizagem da Matemática, visto que os resultados alcançados foram tanto qualitativos quanto quantitativos, além de tornarem as aulas mais dinâmicas e significativas.