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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL: ANÁLISE DE MÚLTIPLAS FONTES EM PESQUISAS NA WEB

Autores:
Juliana Machado Anastacio Souza (UFMG - UFMG) ; Roberta Garcia (UFMG - UFMG)

Resumo:

Nota-se, atualmente, que as escolas contam com diversos aparatos tecnológicos. Contudo, defendemos que não basta oferecer tecnologia, se a prática de ensino ainda continua obsoleta, nos moldes tradicionais. Assim, esta pesquisa partiu da observação em trabalhos de pesquisa na Web, por meio dos quais pudemos verificar que os alunos não atentam para a confiabilidade de sites e não conseguem, de forma proficiente, selecionar informações importantes aos objetivos de leitura e de produção textual, em sala de aula. Portanto, esta pesquisa se justifica pelo fato de que seus objetivos principais são proporcionar a ampliação do letramento digital e fomentar a reflexão crítica no que se refere a trabalhos de pesquisas na Web. Esta pesquisa teve como fundamentação as teorias de Coiro & Dobler (2007); Coscarelli (2009); Kenski (2008); Leffa (2006), entre outros que versam sobre a importância do ensino e do aprendizado aliados à tecnologia. Sua metodologia tem natureza qualitativa e se configura como uma pesquisa-ação, na medida em que desenvolvemos um projeto de ensino, envolvendo pesquisas com múltiplas fontes na Web, com alunos do 8º ano, do Ensino fundamental, em uma escola de Brumadinho/MG. As atividades propostas se relacionaram à temática "alimentação saudável na escola" e tiveram o intuito de auxiliá-los no desenvolvimento de estratégias que possibilitaram maior criticidade em relação a buscas na Web, ao reconhecimento de autoridades sobre o tema e à escolha de informações relevantes, propiciando uma prática de pesquisa investigativa de forma mais consciente, bem como leituras mais profícuas dos textos que circulam na Internet. Os resultados desta pesquisa possibilitaram análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Além disso, levaram à constatação da importância da mediação do professor e de propostas de trabalhos de ensino sistematizados, em contraposição a trabalhos espontâneos e livres, principalmente relacionados a pesquisas escolares, tendo como suportes ambientes digitais.