A CIÊNCIA “CHEIA DE SI”: (IN)CERTEZA DE FELICIDADE E (IM)POSSIBILIDADE DE ESCOLHA NO ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
Arthur Barros de FRANÇA (UFRN)[1]
arthurbarrosfr@hotmail.com
Profa. Dra. Maria da Penha CASADO ALVES (UFRN)[2]
penhalves@msn.com
RESUMO
Este artigo, ancorado na concepção bakhtiniana de linguagem, analisa verbivocovisualmente o vídeo intitulado “Como serão seus últimos 10 anos?”, produzido e publicado em 2013, no YouTube, pela fundação canadense Heart and Stroke. Objetiva-se, ao identificar o posicionamento predominante da propaganda, discutir o modelo de ciência que está implícito. A discussão coloca em ênfase, pelo menos, duas noções sugeridas pelo estilo de vida saudável na contemporaneidade: a garantia de escolha do próprio futuro e, inerente e consequentemente, a certeza da felicidade. É possível perceber que a construção do discurso, nesse enunciado, concebe uma separação inequívoca entre as vidas que fizeram por onde serem felizes nos seus últimos dez anos e, ao contrário, aquelas que não o fizeram. A presente pesquisa insere-se na Linguística Aplicada, com abordagem qualitativa, enfoque sócio-histórico e paradigma indiciário.
[1] Doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEL/UFRN).
[2] É Professora Doutora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Atua na Graduação e na pós-graduação no Programa de Estudos da Linguagem da UFRN e coordena nacionalmente o Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras.