A Produção de Texto no Livro Didático de EJA: prática pedagógica emancipatória | Autores: Rafaela Cristine Merli (UEL - Universidade Estadual de Londrina) |
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar como a produção textual é tratada no livro didático “Caminhar e Transformar-Língua Portuguesa”. Esse livro foi indicado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), para os anos finais do Ensino Fundamental. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo, predominantemente descritiva, com uma abordagem interpretativista, conforme ressalta Bortoni-Ricardo (2008). Este tipo de pesquisa não pode desconsiderar o contexto sócio histórico, pois não é possível a observação do mundo sem considerar as práticas sociais e seus significados vigentes. Dessa forma, a produção textual, como prática pedagógica fundamental, deve permitir que o estudante se sinta autor/sujeito do seu próprio discurso. A fundamentação teórica articula diferentes eixos temáticos, como os documentos oficiais que embasam o currículo de Língua Portuguesa (Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular); a importância de que a produção textual aborde a diversidade de gêneros (Bakhtin; Marcuschi, entre outros) e o próprio livro didático como instrumento de ensino (Cavalcanti, Silva, entre outros). A nossa análise, ainda inicial, aponta que o livro analisado apresenta diversidade textual a partir de temas que se relacionam com o contexto sócio histórico do aluno de EJA.
Agência de fomento: Universidade Estadual de Londrina |