CRISE DE VERIDICÇÃO E INTERPRETAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA | Autores: Regina Souza Gomes (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: O avanço das pesquisas do texto e do discurso muitas vezes ocorre sem o necessário diálogo com a educação fundamental e média, sem envolver ações de transposição do conhecimento teórico que envolve a formação docente para as atividades práticas cotidianas de sala de aula. Além disso, as proposições para o ensino da leitura muitas vezes apenas tangenciam os textos, valorizam uma aproximação mais sensível e subjetiva em detrimento da dimensão cognitiva e analítica. Há também o incentivo ao puro e simples contato com materiais de leitura sem a devida intervenção do professor para a orientação da interpretação desses materiais. Esses tipos de atividades pouco exploram os aspectos linguístico-discursivos que dão fundamento aos possíveis sentidos que se podem apreender dos textos, de modo a permitir, enfim, que o prazer da leitura surja da compreensão de seus mecanismos de construção do sentido. Essas questões que envolvem a leitura vêm ao encontro de discussões que, hodiernamente, vem sendo travadas nas mídias sociais on-line, questionando as habilidades de leitura dos internautas e as paixões e os afetos envolvidos na sua interpretação dos textos, assim como sua construção discursiva como sujeitos crédulos ou céticos. Considerando isso, essa comunicação tem como objetivo discutir e sugerir caminhos de observação das formas de construção da veridicção nos textos, buscando mostrar como a descrição desses mecanismos podem ser aplicados em atividades de leitura em sala de aula. A base teórico-metodológica será a da semiótica francesa, especificamente o nível discursivo da geração de sentido, e os textos sugeridos para análise e aplicação em atividades de interpretação são os das notícias, blogs, comentários e outros gêneros de textos que circulam nas mídias eletrônicas.
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