Formação continuada de professores de língua inglesa de escola pública: a relação entre formador e professor e seus deslocamentos | Autores: Amanda da Conceição Barros Pereira (UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS) |
Resumo: Neste estudo buscamos investigar a relação estabelecida entre os professores e a formadora de um curso de formação para professores de língua inglesa (LI) da rede pública da região metropolitana de Belo Horizonte - Minas Gerais. De modo mais específico, pretendemos analisar as representações e a (des)construção identitária do professor de inglês vivenciada no referido curso. Nosso estudo é de cunho qualitativo, fundamentado na concepção teórico-metodológica da Pesquisa Narrativa de Clandinin e Connelly (1990). Nesta pesquisa, os fatos que serão relatados também estão entrelaçados com a experiência da pesquisadora, que atuou como participante do curso de formação. Valendo-nos do caráter interdisciplinar característico da área da Linguística Aplicada (LA), estamos apoiados nos princípios e procedimentos da Análise de Discurso da linha francesa para nos orientar na análise do nosso corpus formado pelas narrativas de professores e da formadora do curso em questão. O dispositivo de análise e interpretação dos dados baseia-se nas ressonâncias discursivas de Serrani-Infante, 1998, nos conceitos de interdiscurso e acontecimento de Pêcheux, 1974, 2008 e de arquivo e dispositivo de poder de Foucault, 1969, 1981. Esperamos compreender quais foram as representações do professor de inglês de escola pública e como foram construídas através de seus discursos. A partir dessas observações, buscamos contribuir com os estudos para a formação de professores de língua inglesa da rede pública além de propor algumas reflexões e novas formas de abordagem para formadores e coordenadores envolvidos nesse processo.
|
|