Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA IMIGRANTES HAITIANOS E SENEGALESES EM RIO GRANDE - RS

Autores:
Tayziane Claudio de Freitas (FURG - Universidade Federal do Rio Grande)

Resumo:

PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA IMIGRANTES HAITIANOS E SENEGALESES EM RIO GRANDE- RS  

Tayziane Claudio de Freitas 

Orientadora: Letícia Cao Ponso 

Universidade Federal do Rio Grande (FURG) 

Em uma parceria do Instituto de Letras e Artes/ILA da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Grande (IFRS), esta pesquisa desenvolve o ensino da língua portuguesa para o acolhimento e a inserção de imigrantes haitianos e senegaleses na comunidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul. O objetivo geral é pesquisar as condições de aquisição da língua portuguesa por falantes de duas variedades do francês, que têm ainda como línguas maternas o crioulo haitiano e línguas africanas como wolof e sérer. Os objetivos específicos, nesta fase inicial da pesquisa, são elaborar um diagnóstico por meio de questionário que inclui perguntas sobre o perfil sociolinguístico dos falantes, os domínios de uso das línguas e a maneira como concebem o estatuto das línguas em contato. Além disso, a médio prazo, proceder a uma etnografia com observação participante em sala de aula, registros em diário de campo, entrevistas, grupos focais, etc. Com base no que foi observado até o momento, nota-se que é fundamental compreender os significados, representações e atitudes sobre as línguas em contato em um contexto de imigração, tendo em vista a impossibilidade de separar língua e cultura. 

Bibliografia: 

AMADO, Rosane Sá. “O ensino de português como língua de acolhimento para refugiados.” Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira -SIPLE, v 7, p. artigo eletr. 2014. 

ANÇÃ, Maria Helena Serra Ferreira. “Língua portuguesa em novos públicos”In:Saber e Educar, 2008. 

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. 

GROSSO. “Língua de acolhimento, língua de integração”.In:Horizontes de Linguística Aplicada, v 9, n.2, p 61-77, 2010.