Narrativa verbovisual para crianças: textualidades e formação de leitores | Autores: Diógenes Buenos Aires de Carvalho (UESPI - Universidade Estadual do Piauí) |
Resumo: A presente comunicação apresenta a pesquisa que objetiva investigar o diálogo entre texto e imagem nas narrativas para crianças dos acervos literários do Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE), desenvolvido pelo Ministério da Educação do Brasil, no período de 1997 a 2015, e suas implicações para a formação do leitor literário em formação. Tendo como pressupostos teóricos a partir das concepções sobre a narrativa infantil e o leitor, na perspectiva de Aguiar (2001, ) e Zilberman (2003, 2005); o debate sobre a ilustração e a relação texto/imagem consoante Camargo (1995), Linden (2012), Mastroberti (2007, 2012), Nikoljeva (2011), Oliveir (2008), Ramos (2011), Santaella (2012); a teorização em torno do letramento literário de acordo com Cosson (2006), Paulino e Cosson (2009), Paulino (2010); a discussão sobre a proposição de práticas leitoras pautadas pelo diálogo entre texto/imagem conforme Góes (2009), Panozzo (2001, 2007), Ramos & Panozzo (2011). É a partir dessa análise que será possível discutir a configuração que a narrativa verbovisual para a infância brasileira dos acervos do PNBE apresenta em face da relação entre o verbal e o visual, a partir da interação entre esses elementos e leitor ocorra a partir de práticas leitoras para o ensino fundamental no âmbito do letramento literário.
Agência de fomento: CAPES |
|