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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO: ANÁLISE E PROPOSTA DIDÁTICA

Autores:
Jéssica Rodrigues Silva (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba)

Resumo:

O presente trabalho tem dois objetivos: I) averiguar que indícios de inovação há nas gramáticas pedagógicas utilizadas por escolas do Nordeste brasileiro que se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio; e II) apresentar uma proposta de ensino que utiliza esse material. Essa pesquisa tem respaldo teórico-metodológico na Linguística Aplicada, em sua vertente relacionada ao ensino-aprendizagem de português como língua materna. Nossa metodologia de pesquisa aponta para um trabalho de natureza qualitativa e documental, uma vez que nosso corpus é formado pelas gramáticas pedagógicas: 360°: aprender e praticar gramática (FERREIRA, 2015) e Gramática: palavra, frase e texto (NICOLA, 2009). O aporte teórico está dividido em dois grupos: gramáticas pedagógicas (SILVA, 2008); e inovação no ensino de língua portuguesa (APARÍCIO, 2006, PIETRI, 2003; SIGNORINI, 2007). A nossa análise inicial aponta que, de maneira geral, as gramáticas pedagógicas analisadas apresentam poucos indícios de inovação no ensino de gramática, apesar de seus autores propagarem um discurso inovador e reflexivo sobre os conhecimentos linguísticos, aliados ao texto enquanto unidade de análise, trabalho esse que não se efetiva no decorrer da obra. Diante disso, a título de sugestão, produzimos materiais didáticos baseados nas gramáticas pedagógicas analisadas que favorecem a prática de análise linguística e leitura, a prática de análise linguística e produção de texto, e a prática de análise linguística e análise linguística (MENDONÇA, 2006), ou seja, a prática de análise linguística relacionada aos demais eixos do ensino de língua materna, em busca de propiciar um trabalho inovador no ensino de gramática.


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UEPB