Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


NARRATIVAS INFANTIS DE RUTH ROCHA E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO DA PRÉ-ESCOLA E DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores:
Denise Cristina Camilo de Lima (PPGEEB CEPAE UFG - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA)

Resumo:

Este trabalho pretende evidenciar as contribuições da literatura infantil de Ruth Rocha para a formação do leitor literário na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.  Com base em obras da escritora carioca, pretende-se apresentar uma investigação sobre as possibilidades de potencializar o gosto pela leitura literária, a partir de várias ações criativas de contato com o texto literário, como a contação de estórias, para crianças da educação  infantil  e do 5º ano do Ensino Fundamental I. Além de uma sequência de atividades de leitura desenvolvida em sala de aula com a produção infantil da escritora Ana Maria Machado integrada às práticas criativas de contação de estórias, objetiva-se, também, investigar como a participação da família pode estimular as crianças para que elas possam ser capazes de desenvolver o gosto da leitura e, assim, obter maior êxito no seu processo de formação educacional. A pesquisa se fundamenta nas reflexões teóricas de Zilberman, Aguiar, Todorov, Cândido, Abramovich), Cademartori, Bakhtin, Lajolo, Baquero dentre outros. O procedimento metodológico de trabalho será por intermédio de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa. A aplicação do trabalho com as crianças nas duas turmas selecionadas ensejará a possibilidade de se estabelecer um paralelo comparativo para se verificar como as crianças de no início do processo escolar e no 5º ano lidam com o gosto pela leitura de textos literários. Procura-se, assim, reforçar a importância do contato da criança com o texto literário, oral e escrito, desde o início da sua vida escolar, uma vez que este é um fator primordial no processo de formação de leitores criativos e com potencial crítico.