ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FINS ESPECÍFICOS:UMA INVESTIGAÇÃO COM MÉDICOS HISPANOFALANTES DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS | Autores: Tábata Quintana Yonaha (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos) ; Renata Tironi de Camargo () |
Resumo: Este trabalho visa relatar resultados de investigação conduzida por professores de Português para Fins Específicos no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), em Cuba, para o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). O Programa é uma ação conjunta entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e tem como objetivo o aperfeiçoamento de médicos para atuação nas políticas públicas de saúde do Brasil e também na organização e no funcionamento do Sistema Único de Saúde. Um dos requisitos para o ingresso desses médicos intercambistas no PMMB é sua aprovação nos eixos de Língua Portuguesa e de Saúde no MAAv. Neste trabalho trataremos das características do ensino de Português para hispanofalantes nesse contexto, especificamente no que se refere à tensão de abordagens de aprendentes e professores e à adequação dos materiais didáticos, majoritariamente gramaticais, pelos professores. Tomamos por base os pressupostos teóricos de autores como Almeida Filho (1993, passim) ao tratar do ensino comunicativo e de abordagens de ensino de línguas, bem como Agar (1994) ao enfatizar a compreensão da(s) culturas(s) nas interações e Celani (1988, 2009) e Augusto-Navarro (2008), as quais discutem o Ensino de Línguas para Fins Específicos (ELFE) no Brasil. Este estudo foi realizado a partir da perspectiva da pesquisa qualitativa interpretativista, lançando mão da observação participante para coleta de registro e análise de dados. Os resultados parciais apontam, inicialmente, a relevância da tomada de consciência e da negociação das abordagens de ensinar e aprender.
Agência de fomento: CAPES |
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