Poster
| "Meu quintal é maior que o mundo": a multimodalidade como experiência estética no processo de alfabetização, | Autores: Márcia Cristina Alves dos Santos (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Claudia Cristina dos Santos Andrade (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: O trabalho com a literatura infantil nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental (EF) se reveste de um encantamento próprio, pois permite colocá-la em um lugar de destaque nas atividades pedagógicas. Neste trabalho propomos o mergulho em uma proposta pedagógica que mantém o lugar privilegiado da literatura infantil nos primeiros anos do EF, destacando a produção de um clipe de animação para a música “O menino e o rio”, de Marcio de Camillo na partir dos poemas de Manoel de Barros. A experiência foi desenvolvida durante as aulas da Oficina de Leitura, atividade oferecida pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF) do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ). A atividade faz parte de um universo que inunda a prática cotidiana: no espaço das salas de aulas, há acervos para cada turma; no espaço-tempo das rotinas pedagógicas, as rodas de leitura; e na grade curricular, além da disciplina Núcleo Comum, há somente a disciplina Clube de Leitura, oferecida para os últimos anos do EF e como oficina experimental ao 1º ano de escolaridade. Nessa, o lúdico e a experimentação com as diferentes linguagens compõem as estratégias didáticas, no intuito de provocar experiências estéticas, compreendidas aqui com o sentido que Larrosa(2001)atribui à palavra: o que nos passa. Ou como antes assinalou Benjamin(1991) narrativas que nos constituem. Assim, com o intuito de promover o encontro significativo com o universo poético de Manoel de Barros, lemos seus poemas e ouvimos as versões musicadas por Marcio de Camillo. A partir das propostas iniciais das crianças e edição final dos bolsistas participantes do projeto “Cinema na Educação Básica: Experiência e Formação”, montamos o nosso videoclipe. Em sua construção fomos transportados ao universo infantil imaginado pelo poeta, revivido por cada criança e expresso em diferentes linguagens: poema, desenho, canção, gesto.
|
|