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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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COMPETÊNCIA EMOCIONAL E IDENTIDADE DOCENTE: DISCUTINDO A DOCÊNCIA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL

Autores:
Jonatas Silva Santiago (UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo:

COMPETÊNCIA EMOCIONAL E IDENTIDADE DOCENTE: DISCUTINDO A DOCÊNCIA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO INTEGRAL

Autores JONATAS SILVA SANTIAGO 1

Instituição 1 UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (BAHIA/BRASIL)

Resumo

Esta pesquisa discute sobre a importância da educação emocional do professor no contexto de sala de aula da Educação Básica. Busca-se entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, principalmente pelo desafio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), característica da transição de uma sociedade da informação para uma sociedade em rede (CASTELLS, 1999), gera dificuldades emocionais no professor e, assim, um mal-estar no ambiente escolar, desafiando o professor com as demandas de sua profissão. Como consequência, encontram-se, nos espaços escolares, professores desencantados com o fazer docente, o que amplia a crise identitária desses sujeitos. Diante disso, é preciso estudar por que a utilização das TIC na sala de aula, principalmente pelo aluno, têm gerado este mal-estar emocional no docente, a fim de construir alternativas pedagógico-metodológicas em que esses meios contribuam para a ampliação de práticas de leitura e de escrita, oportunizando ao docente reestruturar seu trabalho pedagógico. Nesse sentido, tem-se como objetivo discutir sobre a importância da educação emocional do professor e sua relação com o mal-estar docente no contexto educacional, levando-se em conta como as TIC tem influenciado nesse processo. Teoricamente, este estudo ancora-se nas concepções de mal-estar docente (ESTEVE, 1990), educação emocional (MATURANA, 2002; LIPP, 2006; CHABOT, 2005); identidade docente (NÓVOA, 1999); Tecnologias da Informação e Comunicação (LÉVY, 1998). Apresenta como base metodológica a inspiração etnográfica e tem como lócus uma escola pública em tempo integral. Espera-se, com esta investigação, fomentar um estudo sobre o trabalho docente e a construção de sua identidade profissional, levando-se em conta características que fazem parte do contexto escolar, social e tecnológico.