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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE PORTUGUÊS PARA COMUNIDADES MIGRANTES: DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM

Autores:
Maria Gabriel (UFPR - Universidade Federal do PAraná)

Resumo:

Este trabalho se insere nas discussões de práticas de multiletramento para migrantes refugiados ou com visto humanitário, uma vez que a situação de migração na qual estes indivíduos estão inseridos é muito particular. A partir disso, há a necessidade de se considerar as especificidades do contexto migratório, tais como acesso a recursos materiais (bens de consumo, imóveis e dinheiro) e a recursos simbólicos (língua, educação e amizades), que interferem diretamente na integração do migrante na comunidade-alvo (NORTON, 2013). Visando atender estas necessidades, este trabalho tem como objetivo relatar as práticas relacionadas ao desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos em uma turma mista de Pré-Intermediário, do projeto PBMIH (Português Brasileiro para Migração Humanitária). Pensando nas especificidades de elaboração e aplicação destes materiais, é mister que haja uma reflexão crítica sobre o papel do respeito à diversidade cultural presente nas aulas do PBMIH. De acordo com CAZDEN, COPE, FAIRCLOUGH, GEE et al.(1996), não se pode negligenciar a diversidade cultural e linguística que é parte visceral da composição da sociedade. Além disso, os autores mencionam a necessidade de desenvolver novos contextos de aprendizagem que incluam, ao invés de excluir, diferenças sociais, linguísticas e gênero. Especificamente, quando pensamos na produção oral e escrita destes migrantes, compartilhamos a visão de Koch e Elias (2007), que discorrem sobre o texto ser um espaço de interação entre sujeitos, que são sempre sociais, inseridos em um contexto e tempo específicos. É no texto e a partir dele que os atores sociais se constituem.

Por fim, de modo a realizar a análise do processo de elaboração e aplicação do material didático desenvolvido, levou-se em consideração uma metodologia de avaliação que contemplou ambos o processo e o produto (LUCKESI, 2006; FURTOSO, 2011), de modo a conduzir os alunos a uma ampliação de estratégias textuais e levá-los a uma prática textual autônoma.


Agência de fomento:
CAPES