Metáforas multimodais no Instagram e construção de sentido no Ensino de Língua Portuguesa | Autores: Joyce Vieira Fettermann (UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) ; Clesiane Bindaco Benevenuti (UNISALENTO - UNISALENTO) |
Resumo: Nesta comunicação oral, pretendemos suscitar uma discussão em torno de metáforas multimodais a partir de postagens de memes relacionados às manifestações políticas de usuários do Instagram. As metáforas não se tratam de um sistema simples. Por isso, utilizamos a linguagem verbal, a imagem, as fontes, as cores e símbolos, como as hashtags (#), que contribuem para a construção de sentido, através do qual as pessoas revelam opiniões e partidos, tentam expressar e defender ideologias e, até mesmo, conscientizar outras sobre a importância do voto em determinados candidatos. Desse modo, partimos de uma análise multimodal (KRESS, 2005, 2010, 2012; VAN LEEUWEN, 2005; LEMKE, 2012) desses atos comunicacionais, procurando entender como se dão as metáforas multimodais nos memes estudados, discutindo os modos de linguagem em suas construções, tentando compreender seu papel no discurso em torno da política, e de como este é construído pela relação que se estabelece com os variados sistemas semióticos contidos na comunicação. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando a pesquisa de campo para buscar, a partir de nossas páginas pessoais, memes que demonstrem manifestações a respeito de política por parte de usuários do Instagram, utilizando a hashtag “#politica”. Por se tratar de um estudo inicial, ao qual pretendemos dar segmento, selecionamos, por hora, cinco memes que abordam o tema em alguma dimensão, não apenas no Brasil, mas também em outros países. Por fim, discutimos a aplicação desses usos nas aulas de Língua Portuguesa, a fim de promover o letramento crítico em sala de aula a partir do que os alunos leem e postam nas redes sociais.
Agência de fomento: FAPERJ |
|