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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Compartilhando “experivivências” poéticas: processos de intermediação na formação do leitor literário

Autores:
Lorenna Bolsanello de Carvalho (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; André Luís Mourão de Uzêda (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

O presente trabalho apresenta o desenho e os fundamentos do projeto de pesquisa “Medêra: mediações do literário” e seus desdobramentos aplicados ao projeto de extensão universitária “Fragata: itinerâncias literárias”, ambos cadastrados no Colégio de Aplicação da UFRJ. A pesquisa parte do conceito de mediação de leitura (PETIT, 2009) para a elaboração de estratégias que estabeleçam novas formas de vivenciar e se apropriar da experiência leitora. Pautados em Freire (1996; 2011), almejamos a formação de um leitor emancipado e crítico de sua realidade circundante. Partindo do conceito de “dodiscência” (FREIRE, 1996), buscamos ressignificar os processos de mediação na perspectiva de horizontalização no compartilhamento de leituras; experimentamos, assim, a concepção de uma “intermediação”, em que o professor-mediador da leitura também seja mediado pelo estudante-leitor. Com base na noção de "saber de experiência" (BUENDÍA, 2002) e da concepção de “escrivivência” (EVARISTO, 2017), apostamos que a relação da experiência de vida do leitor confrontada com a experiência da leitura literária, compartilhada com os demais sujeitos-leitores, alcance o status de uma “experivivência”, relação simbiótica entre a experiência vivida e a lida. Essa perspectiva fundamenta as ações do clube de leitura itinerante “Fragata”, coordenado por professores de cinco escolas públicas de educação básica do Rio de Janeiro. Semestralmente, os professores organizadores do projeto elegem uma temática que dirige o trabalho. Em encontros mensais, selecionam as leituras que comporão os módulos de cada bimestre, bem como as estratégias de intermediação e de experivivência para a roda de leitura. Em seguida, realizam-se dois encontros internos aos clubes de cada escola. Em um último encontro mensal, estudantes de todas as escolas participantes se reúnem para um “encontro de itinerância” ocupando sempre um espaço diferente da cidade. Assim, este trabalho apresenta como as diversas estratégias de intermediação planejadas conjuntamente promovem formas de “experivivenciar” as leituras literárias compartilhadas pelo grupo.