A cultura surda no espaço escolar: estudo de
uma escola inclusiva da rede pública estadual da Bahia
| Autores: Marcia de Oliveira Sales (UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) |
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi o de realizar um levantamento de aspectos que caracterizam a cultura surda.Nosso interesse surgiu a partir da convivência diária no espaço escolar com alunos surdos, ao observa-los e interagir com eles, bem como fazer leituras sobre o assunto, o que clarificou a existência desta cultura.De acordo com Santos (1983, p. 04), cultura se refere à humanidade como um todo e, ao mesmo tempo, às particularidades dos povos, nações e grupos humanos. Isso denota que, dentro do bojo de uma nação, existem indivíduos que se agrupam a partir de traços de identidade, de modo que acabam formando grupos culturais específicos, com partilhados pontos de significação da realidade e forma própria de classificar e interagir no mundo.Nesse sentido, Hall (2006, p. 12) nos aponta que as sociedades da pós–modernidade ou, “modernidade tardia”, como prefere o autor, são marcadas por diferenças atravessadas, por antagonismos e divisões sociais, que produzem diferentes identidades.Assim sendo, sua definição não destoa do conceito de Santos (83, p. 04), no que diz respeito às particularidades que compõem nações e grupos específicos, porém para Hall essas mudanças têm acontecido de forma cada vez mais veloz.. .A metodologia adotada foi a a de cunho etnográfico, onde estivemos realizando a observação participada e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Esperamos que os resultados da pesquisa venham a contribuir para colocar em evidência a importância de se conhecer, respeitar e valorizar a cultura surda dentro do espaço escolar, que é um dos espaços mais importantes de convivência da mesma.
|
|