LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS | Autores: André Effgen de Aguiar (IFES - Instituto Federal do Espírito Santo) |
Resumo: O ano de 2016 foi um ano turbulento: turbulento na política, turbulento na economia, turbulento nas redes sociais, turbulento na sociedade. Toda essa turbulência gerou impactos no cotidiano dos brasileiros, que passaram a participar mais ativamente do cenário nacional por meio de debates e discussões às vezes até acaloradas. Como professores, devemos estar sempre atentos e sermos questionadores, preocupando-nos em: como problematizar esses assuntos em sala de aula? Como fazer com que nossos alunos reflitam sobre essas questões dentro dos limites da escola? Essa foi a proposta deste trabalho: suscitar o debate em sala de aula por meio de atividades que envolvessem gêneros textuais, reflexão crítica e produção de documentários. O start para o trabalho foi a leitura da reportagem da revista Veja “Marcela Temer: bela, recatada e do lar” (Veja, abr/2016) e um posterior debate em sala de aula. A partir desse debate, quando percebemos uma visão estereotipada por parte dos alunos, decidimos aprofundar a discussão e problematizar o tema a partir de um viés crítico e, para tal, utilizamos como aporte teórico os estudiosos do Letramento Crítico Cassany (2006), Cassany e Castellá (2010) e Jordão (2013). Nesse sentido, buscamos articular um trabalho que oportunizasse aos estudantes um posicionamento crítico e fundamentado sobre questões de afirmação de gênero. Assim, desenvolvemos atividades utilizando textos pertencentes aos gêneros textuais reportagem, anúncio publicitário, carta do leitor e documentário. Este último, que será destaque na análise deste trabalho, foi realizado de maneira coletiva, a partir de debates e discussões reflexivas, com vias a uma aprendizagem mais ativa
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