PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Soraya de Melo Barbosa Sousa (UEMA/UESPI - Universidade Estadual do Maranhão e Universidade Estadual do Piauí) |
Resumo: Apresenta-se neste artigo uma análise do desenvolvimento de competências leitoras de professores em formação inicial do Curso de Letras, no que tange aos gêneros textuais/discursivos da esfera da Literatura. Busca-se, nessa investigação, refletir sobre o percurso do aluno, futuro professor, nas suas práticas como sujeito leitor e na compreensão de seu papel na formação de leitores. A partir dessa reflexão, de forma conjunta com esses alunos, pretende-se co-construir conhecimentos que possam levá-los a traçar estratégias para a sua auto formação, além de criar metodologias para sua atuação como profissional de Letras. Nesse sentido, pretende-se desenvolver alternativas para uma educação que inclua, nas diversas práticas de linguagem, de forma autônoma e participativa, a leitura literária. O corpus analisado é resultado do Projeto Piloto criado para qualificação de Projeto de Doutorado em Linguística Aplicada/Unisinos, aprovado em junho/2018. Para esse fim constituem-se como bases conceituais os estudos sobre leitura literária, formação de leitores e ensino de literatura (AGUIAR; BORDINI, 1988; COSSON, 2013, 2014; CANDIDO, 1995, 2004, 2007, ZIBERMAN, 2015), os pressupostos da Estética da Recepção (JAUSS, 1994) e, sob, o conceito de atividade responsiva ativa (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 1981, 2003,2016) analisa-se o percurso feito pelo aluno-professor no desenvolvimento de seu letramento literário, nas suas diversas práticas escolares e sociais, bem como suas avaliações das leituras feitas, no laboratório de leitura literária – proposto nesta investigação –, no que se refere a sua posição de leitor e a sua atitude responsiva diante do que lê. A partir da análise feita até o momento, sustenta-se a hipótese de que, se o futuro professor refletir sobre seu próprio processo de letramento, compreenderá melhor o percurso de letramento de seus alunos e a importância de seu papel na formação de leitores e de leitores de literatura.
|
|