Uma análise funcionalista das construções correlatas em anúncios publicitários | Autores: Samyra Ferreira Ramos Rodrigues (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) ; Raissa Gonçalves de Andrade Moreira (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Macelio Macedo dos Santos (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) |
Resumo: A correlação na gramática tradicional, doravante GT, é considerada como um simples recurso retórico que pertence à coordenação e à subordinação, com a função de enfatizar igualmente os termos conectados. Neste estudo, ao refletirmos sobre a amplitude dos estudos gramaticais, focalizados a partir da perspectiva da gramática funcional, a qual denominamos GF, temos como objetivo verificar e analisar o comportamento das construções correlatas em anúncios publicitários. Desta maneira, para o desenvolvimento deste trabalho, foram discutidas as características estruturais e textuais do gênero anúncio publicitário, como também foram abordados o fenômeno da correlação e sua relação com o gênero em questão. Tomamos como base de observação deste fenômeno os fundamentos teóricos propostos por Módolo (2005; 2008) e por Castilho (2010), dentre outros autores. Em termos metodológicos, apresentamos anúncios retirados de situações reais de uso da internet. A partir da análise realizada, verificamos que as construções correlatas nos anúncios foram utilizadas no valor argumentativo para dar realce ao que se pretende transmitir por meio deste material; além disso, as construções correlatas encontradas nos anúncios podem ocorrer por meio da união de seguimentos oracionais e não-oracionais. Assim, compreendemos que as construções analisadas possuem a característica típica da correlação, a interdependência, uma vez que suas orações ligam-se por meio de dois conectivos.
|
|