Multimodalidade e Argumentação | Autores: Graciele Martins Lourenço (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: O processo eleitoral brasileiro vive em 2018 um cenário comunicacional imprevisto: a força das campanhas fora das mídias tradicionais, capitaneadas pelas redes sociais, especialmente whatsapp e facebook. As campanhas tradicionais apoiadas em planos de ação e discursos inflamados dão lugar a planos de governo online e memes que funcionam como “pílulas” sobre os planos dos candidatos, se eleitos. Outros modos e recursos entram em ação nestas mídias que permitem o livre compartilhamento de informações, editadas, ou não, por seus produtores. Compreendendo, a partir de Hodge e Kress (1988) o discurso como fenômeno social e o texto como material produzido neste discurso, esta pesquisa busca analisar as escolhas multimodais feitas em parte do plano de governo do candidato do PSL à presidência do País, assim como uma reduzida amostra dos memes distribuídos pelo whatsapp entre seus possíveis eleitores, na intenção de identificar os modos e recursos semióticos utilizados, correlacionando-os com seu contexto de produção e os possíveis sentidos gerados a partir dessa relação. Ancorando-se nas perspectivas dos estudos em multimodalidade sob o olhar da Semiótica Social, especialmente nos trabalhos de Kress e Van Leeuwen (2006), Kress (2010) e Van Leeuwen (2005), os resultados sinalizam a forte presença de elementos multimodais para argumentar com a instância de recepção de maneira persuasiva, buscando a associação entre os anseios da população e sua capacidade de ação, produzindo sentidos variados que podem desde amplificar sentimentos negativos, até compelir seus eleitores a agirem conforme os valores por ele defendidos.
Palavras chave: multimodalidade, discurso, argumentação.
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