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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE RELIGIOSOS NA REDE SOCIAL FACEBOOK

Autores:
Anísio Batista Pereira (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

Com a evolução dos meios de comunicação digitais, seu acesso tem acontecido de forma significativa nos tempos atuais, para diversas finalidades, tendo em vista as redes sociais que possibilitam a interação, bem como a persuasão entre seus usuários. Nesse contexto, o Facebook aparece como recurso para a comunicação entre os sujeitos, se constituindo em uma das ferramentas mais acessadas na atualidade, seja para uma simples comunicação, seja para fins comerciais ou evangelizadores. Pensando nessa problemática, este trabalho se propõe a analisar postagens do sacerdote mais seguido da rede, Pe. Fábio de Melo, que constituirão o corpus da pesquisa, com o objetivo de refletir sobre a constituição do sujeito religioso por meio desses discursos propagados. Como suporte teórico-metodológico, ampararemo-nos nos postulados do filósofo Michel Foucault (1981; 1995; 1996; 2008; 2016), acionando os conceitos de discurso e sujeito como recorte para análises. Nossa hipótese se fundamenta na ideia de que o sujeito religioso, no contexto atual, se constitui e propaga formas de relações de poder por meio da rede digital como forma de persuasão de suas crenças filosóficas e religiosas. A ferramenta digital mencionada possibilita que as relações de poder e de saber sejam difundidas, resultando em processos de subjetivação, tendo em vista as verdades legitimadas a partir dessas autoridades religiosas, em consonância com a contribuição da mídia digital. Dessa forma, esse “consumo religioso” facebookiano coloca essa discursividade religiosa em um lugar social de credibilidade, cujos sacerdotes acabam por conquistar os fiéis por meio dessa nova roupagem no que concerne ao discurso do sujeito religioso.


Agência de fomento:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG