Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR E O GÊNERO MARAVILHOSO: LEITURAS PLURAIS

Autores:
Vanessa Cordeiro França (UPF - Universidade de Passo Fundo)

Resumo:

Este estudo investigativo, do Curso de Pós-Graduação em Letras, da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, consiste em uma análise da relação dos jovens com a leitura no ensino médio. Foram selecionados contos maravilhosos modernos da escritora Marina Colasanti, os quais foram lidos, estudados e transpostos para curtas-metragens. Para o desenvolvimento desse estudo, foi estabelecida uma questão norteadora estreitamente relacionada ao objetivo geral: A experiência da leitura de contos maravilhosos modernos, da escritora Marina Colasanti, juntamente com a produção audiovisual de curtas metragens, é potencializadora na formação de jovens leitores. O objetivo geral foi trabalhar o gênero maravilhoso contemporâneo com o jovem estudante do ensino médio e propor a sua transposição fílmica como forma de experiência potencializadora da formação desses leitores. A pesquisa bibliográfica, com a qual se buscaram definições de letramento literário (PETIT, 2008; LANGER, 2005; COSSON, 2016) e leitura para jovens leitores (PETIT, 2008; LANGER, 2005); investigação da influência da leitura fantástica na formação do leitor literário; (CAMPRA, 2016; TODOROV, 1981); a morfologia do conto maravilhoso (PROPP, 2006). O corpus da pesquisa foi um grupo de alunos do 2° ano do ensino médio de um colégio público de Passo Fundo, RS, onde a pesquisadora trabalha. Por ser concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo – o de incentivar o interesse dos jovens pela leitura durante o ensino médio –, trata-se, também, de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e quantitativa. Pelo encaminhamento dado à investigação realizada, procurou-se evidenciar não apenas se os elementos fantásticos dariam conta do resgate pelo interesse literário, mas também se a utilização de outras plataformas de leitura influenciariam positivamente os leitores, levando-os a formar um comportamento perene de leitura.