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| MAFALDA E SUSANITA: ethe em oposição
| Autores: Vanessa Cordeiro França (UPF - Universidade de Passo Fundo) |
Resumo: Neste trabalho, propôs-se a análise de nove tiras da personagem Mafalda, criação do cartunista Quino, observando os três níveis do percurso narrativo de sentido (fundamental, narrativo e discursivo), o processo de figurativização e a semântica discursiva, sob a luz da Teoria Semiótica. A teoria que norteou essa análise foi baseada em Greimas (1973) e seus estudiosos Fiorin, (2016), Barros (2005). No que respeita a constituição do ethos da personagem, os aportes teóricos foram Discini (2009; 2005) e Fiorin (2008). Quanto à metodologia adotada, este trabalho caracteriza-se como de natureza aplicada e de cunho qualitativo, de base bibliográfica. Ao término da análise das tiras, foi possível concluir que a semiótica é um caminho possível a ser utilizado para que se desenvolvam as habilidades de leitura de qualquer forma textual, oferecendo-se uma possibilidade no estudo do texto, a partir do percurso gerativo de sentido. Tal percurso é um modelo que simula a produção e a interpretação do significado, do conteúdo de um texto, de um discurso, e, neste caso, das tirinhas. Ademais, a partir da análise dos níveis discursivos, foi possível chegar ao nível de abstração presente nas tiras analisadas, bem como aos temas que se opõem entre as duas personagens em foco e, ainda, determinar o ethos constitutivo de cada uma. Essa análise demonstrou as características de Mafalda e Susanita, sendo possível observar que as duas personagens, por meio da constituição de seus ethe, contrapõem, de modo extremo, duas temáticas do nível fundamental da semiótica textual: criticidade versus futilidade.
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