Características fonético-fonológicas e ortográficas de fonemas fricativos na escrita infantil | Autores: Larissa Aparecida Paschoal (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") |
Resumo: OBJETIVOS: descrever o desempenho ortográfico de crianças no registro dos grafemas que remetem aos fonemas fricativos do Português Brasileiro; verificar a influência do acento na ocorrência de possíveis erros; categorizar a tipologia dos erros encontrados; verificar em que medida os erros mobilizam elementos da classe fonológica das fricativas; e verificar quais traços distintivos se mostram como mais, ou como menos, conflitantes no registro dos fonemas fricativos. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: a organização interna dos sons da fala de Clements e Hume (1995) e a teoria da sílaba de Selkirk (1982). MÉTODO: foram selecionadas 762 produções textuais de crianças que cursaram a 1ª série do Ensino Fundamental em duas escolas públicas do interior paulista. Nessas produções, foram verificadas todas as ocorrências de grafemas que remetiam a fonemas fricativos do Português Brasileiro, na posição silábica de ataque simples. Na sequência, essas ocorrências foram organizadas conforme ocorressem em sílabas pré-tônicas, tônicas, pós-tônicas, monossílabos átonos e monossílabos tônicos. As ocorrências foram classificadas em acertos e erros, e estes últimos foram ainda classificados em omissões e substituições. RESULTADOS e DISCUSSÃO: (1) maior ocorrência de erros em fonemas que apresentavam escrita irregular e de acertos em fonemas com escrita regular; (2) não interferência do acento lexical na ocorrência de erros; (3) maior número de erros que envolveram substituição de grafemas; (4) preponderância de erros que envolveram a substituição de grafemas que remetiam à classe das fricativas; (5) não influência de traços fonológicos na ocorrência de erros. Esses resultados sugerem que a escrita das crianças estudadas não foi apenas influenciada por aspectos fonético-fonológicos, mas, também, por aspectos de outras práticas relacionadas à aquisição da ortografia, como as práticas de letramento a que foram expostos.
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