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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Português como Língua Adicional para Fins Específicos em curso preparatório para o Celpe-Bras

Autores:
Ellen Yurika Nagasawa (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

O exame Celpe-Bras, único exame que certifica o Português como Língua Adicional no Brasil, avalia o uso adequado da língua para agir no mundo (BRASIL, 2006). O grupo de especialistas responsáveis por sua elaboração reconhecia que um exame de larga escala pode exercer o poder de causar mudanças no ensino (SCHLATTER, 2014) e previa que transformações na abordagem de ensino de Português como Língua Adicional poderiam ocorrer a médio prazo a partir da introdução de um exame que viesse a definir conteúdos, objetivos e princípios inovadores (SCARAMUCCI, 1998). O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de planejamento e concepção de um curso que visa promover o ensino da língua portuguesa e o preparo de examinandos para o exame Celpe-Bras a partir de gêneros do discurso. Para tanto, com base na abordagem de Ensino de Línguas para Fins Específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1986), é realizada a análise de necessidades da situação-alvo e de aprendizagem. A partir da investigação de conjunto de gêneros do discurso dentro das esferas de atuação do exame, compiladas por Schoffen et al. (2018), são selecionadas tarefas da Parte Escrita relevantes para compor o programa do curso. A fim de transpor os gêneros das tarefas escolhidas em material didático, esta pesquisa se baseia na didatização de gêneros em sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) que se desenvolvem a partir de tarefas autênticas já aplicadas na Parte Escrita do exame Celpe-Bras combinadas com materiais autênticos da Parte Oral. A proposta pedagógica apresentada busca contribuir para o efeito retroativo positivo do Celpe-Bras no ensino de português e promover a perspectiva de ensino-aprendizagem que visa oportunizar aos examinandos o letramento em língua portuguesa para plena e proficiente participação em práticas sociais que também acontecem fora da sala de aula e dos cadernos de questões do exame Celpe-Bras.


Agência de fomento:
CNPq