Entre as paixões e os éthe – uma análise semiótico-discursiva da campanha #CompartilheHumanidade
O presente trabalho tem como objetivo examinar as paixões e os éthe acionados na campanha #CompartilheHumanidade, desenvolvida pelo Ministério da Justiça em 2015, com o objetivo de sensibilizar a população sobre o tema refúgio. O corpus consiste em dezoito peças publicitárias, que trazem depoimentos de refugiados de várias partes do mundo visando promover a ação do Ministério da Justiça do Governo Federal em favor da integração local de sujeitos em situação de refúgio no Brasil, como país que lhes oportuniza melhores condições de sobrevivência.
Para a análise do texto, tomaremos como arcabouços teóricos-metodológicos a Semiótica Discursiva, desenvolvida pelo lituano Algirdas Greimas, no que rege o percurso gerativo de sentido (nível fundamental, narrativo e discursivo), dando enfoque à semântica narrativa, que nos permitirá analisar as paixões e a sintaxe e semântica discursiva, o que nos dará embasamento para tratar dos efeitos de sentidos que levaram à construção de temas e figuras, proporcionando os éthe da campanha. Para tanto, utilizaremos, ainda, como referencial as contribuições de Charaudeau (2006), no que tange ao ethos.
Além disso, consideramos que a imagem ajuda no fortalecimento das paixões e dos éthe, adotaremos assim a noção de superposição e contração da Semiótica Sincrética (TEIXEIRA, 2009), bem como a noção de signo ideológico e dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2010 [1929]), que serão evidenciadas no planos de expressão visual para descrever como o discurso governamental se organiza verbo-visualmente na campanha.
Desse modo, a partir da articulação entre os fundamentos teóricos e as reflexões resultantes da análise, apresentaremos como predominantes as paixões de esperança e confiança e os éthe de virtude e credibilidade.