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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: VIVÊNCIAS E DIÁLOGOS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores:
João Batista da Costa Júnior (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte)

Resumo:

Pesquisas científicas apresentam-nos fecundas discussões sobre o processo ensino-aprendizagem com ênfase na escola pública, permitindo reflexões sobre a maneira pela qual dar-se a construção de conhecimentos sob os diversos postulados teóricos, desde uma perspectiva mecanicista à uma abordagem mais significativa de promover interação entre os atores sociais que estão interligados pela ação pedagógica. Nesta perspectiva, este estudo aborda uma intenção de investigação no âmbito do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, matizado pelos parâmetros teórico-metodológicos da Aprendizagem Cooperativa. A investigação está inscrita numa problematização norteada pelos seguintes questionamentos: O que dizem os alunos sobre a Aprendizagem Cooperativa em aulas de Língua Portuguesa? Que quadro de referência pode ser apresentado sobre as implicações da Aprendizagem Cooperativa em aulas de língua materna? O quadro teórico compreende os postulados da Aprendizagem Cooperativa enquanto metodologia participativa segundo Johnson & Johnson (1982, 1994, 1999). Metodologicamente, tem-se uma pesquisa-ação. Os partícipes são alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Lajes. Os resultados apontam que com a aprendizagem cooperativa, os alunos de maneira dinâmica e interativa potencializam sua aprendizagem desenvolvendo responsabilidade pessoal e o compromisso individual, competências sociais e grupais e adotam estratégias de interação que facilitem o processo de aquisição de novos conhecimentos com autonomia e capacidade reflexiva. Portanto, a presença da aprendizagem cooperativa em aulas de Língua Portuguesa contribui para que o aluno contemple um olhar reflexivo sobre sua aprendizagem, trazendo implicações pedagógicas que tornam as aulas interativas e motivadoras.