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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITURA DO LIVRO CHÃO DOS SIMPLES NA SALA DE AULA: riso e tradição regional nos contos de Manoel Onofre Júnior.

Autores:
Simara Ribeiro Gomes da Cunha Lima (EEAM - Escola Estadual Alberto Maranhão) ; Anne Nayara Raimundo Guedes (EEAM - Escola Estadual Alberto Maranhão)

Resumo:

O presente trabalho traz uma proposta de intervenção em sala de aula, aplicada na série do 8º ano da Escola Municipal Manoel João Barbosa, situada na zona rural do município de Logradouro no estado da Paraíba. O fulcro principal de nosso trabalho foi desenvolver a competência leitora do aluno através de textos literários, com o foco em sua transformação crítico-social e cultural. Por essa razão, levamos o letramento literário para a turma supracitada através da aplicação de leitura de contos que integram o livro Chão do simples (2014), do escritor potiguar Manoel Onofre Jr., tendo como unidade temática o riso e a tradição regionalista. Por conseguinte, inserimos o texto literário na sala de aula, motivando no aluno o interesse pela leitura, além de proporcionar-lhes condições necessárias à produção de contos regionalistas, a partir de suas vivências e experiências com os contos lidos. Como se trata de experiência de leitura no âmbito escolar, este estudo adotou o modelo de sequência didática básica, segundo a sistematização de Rildo Cosson (2014), em seu livro: Letramento Literário: teoria e prática que compreende em quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Além da fundamentação nas reflexões de Rildo Cosson, este trabalho também teve como aporte teórico o pensamento Antonio Candido (1995), em seu ensaio “O direito à literatura”; a sistematização crítica de Antoine Compagnon (2009), presente em sua obra Literatura para quê?; o ensaio de Leyla Perrone-Moisés (1996), “Literatura para todos”; entre outrosl. Os resultados alcançados por esta pesquisa apontam para a importância do ensino de literatura na sala de aula, sendo o texto literário a fonte desse ensino. Essa metodologia  possibilitou aos alunos o livre acesso à leitura como forma de autorreconhecimento, bem como construção de novos saberes.