A dimensão comunicativa e cultural do material de ensino a distância de PLA do Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras | Autores: Sérgio Sell (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina) |
Resumo: Nesta pesquisa, busco analisar a abordagem de língua, ensino, aprendizagem e cultura do curso de Português como Língua Adicional, do Programa ETEC-ISF, produzido pelo IFSul para ser ofertado na modalidade de ensino a distância (EaD). Este estudo tem enfoque qualitativo e utiliza o método da análise de conteúdo (FERREIRA et al., 2014), abrangendo os recursos didáticos (cadernos, episódios de desenho animado, conteúdos de apoio) e instrucionais (ferramentas de Ambiente Virtual de Aprendizagem, uso de recursos externos e redes sociais). Considerando que a proposta do curso é a de ensinar PLA a partir de uma perspectiva comunicativa e que o ensino comunicativo de línguas adicionais tem se desenvolvido em versões e interpretações diferentes (PRABHU, 1994; XAVIER, 2011; ALMEIDA FILHO, 2013; ABRAHÃO, 2015), discuto de que forma seus materiais e recursos de aprendizagem privilegiam a interação propositada na língua alvo, com foco no sentido e no significado, organizada na forma de tarefas de real interesse dos alunos. Os resultados preliminares têm mostrado que os materiais didáticos apresentam ainda traços de uma abordagem estrutural de ensino de língua, ao mesmo tempo em que possibilitam inúmeras oportunidades de interação comunicativa, por meio de atividades relevantes e vinculadas ao uso situado da língua, apontando para a necessidade de se realizar uma formação adequada dos profissionais que venham a trabalhar com esse curso.
Agência de fomento: Capes |
|