A autoria no processo de ensino-aprendizagem: experiências de escrita criativa no "Eu, escritor..." | Autores: Mônica Araujo Trugano (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar experiências de propostas de escrita criativa realizadas no curso de extensão Eu, escritor... A arte de ler, pensar, refletir, saborear, produzir.... O curso é vinculado à Faculdade de Educação da UFRJ e ao Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa – Fórum de Ensino da Escrita (GRAFE). No ano de 2017, atendeu alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Gaspar, localizada no município do Rio de Janeiro. É de conhecimento os benefícios da leitura e da escrita para qualquer indivíduo. Pela leitura, o indivíduo se torna capaz de adquirir visão crítica e repertório cultural. Já a prática escrita faz com que ele se constitua como autor. Dessa maneira, o principal interesse do curso de extensão Eu, escritor... é possibilitar a interação desses estudantes a partir da leitura e da escrita, de forma que eles se reconheçam como autores. Para tanto, o curso procura estimular o interesse por atividades que envolvam a leitura e a produção textual pelo uso de diferentes linguagens; pelo trabalho com textos literários que despertam o interesse dos estudantes; e propostas dinâmicas e lúdicas. Além disso, busca dar fim à resistência que os estudantes apresentam à escrita a partir da ideia de que para se produzir um texto é necessário talento ou dom artístico, revelando que a produção textual é resultado de prática e técnica. Assim, ao final de cada atividade do Eu, escritor..., era proposto aos estudantes uma produção de escrita criativa relacionada ao tema da atividade, abrindo caminhos para a imaginação e reflexão desses estudantes, bem como sendo um espaço de autoria em que eles se expressavam e atuavam ativamente. Dessa forma, este trabalho apresentará também algumas das produções de escrita criativa desenvolvidas pelos estudantes durante o curso, como resultado dessas atividades.
|
|