Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: É PRECISO FALAR DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM.

Autores:
Fabíola Sucupira Ferreira Sell (UDESC - Universidade do Estado de Santa Caratina) ; Bruna Crescêncio Neves (IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Este trabalho discute a formação continuada para profissionais da educação na área de português com segunda língua para surdos, com foco nos conteúdos apresentados durante 6 edições de cursos oferecidos sobre essa temática ao longo de 6 anos em Santa Catarina. Parte-se, portanto, da experiência das pesquisadoras como ministrantes das formações, de 2013 a 2018, e foca na importância de abordar questões relacionadas à aquisição da linguagem do sujeito Surdo em tais cursos, como base teórica para que o cursista se aproprie de conceitos tais como língua materna, principais fases e  período crítico para aquisição, aquisição e aprendizagem de segunda língua, bem como das metodologias de ensino de português como segunda língua apresentadas durante o curso. Ressalta-se que a perspectiva apresentada neste trabalho leva em conta o fato de que a comunidade surda apresenta uma diversidade linguística na qual o surdo tem como sua língua materna a Libras, cuja aquisição ocorre de forma natural, através do contato com sinalizantes de Libras. Sendo assim, as bases teóricas sobre aquisição da linguagem são imprescindíveis para que o cursista entenda outros temas, como o processo de alfabetização dos Surdos, bem como sua escrita do português e a importância da Libras nesse contexto. Nesse sentido, este trabalho relata as atividades de contextos de aquisição propostas pelas professoras e desenvolvidas pelos cursistas de maneira a levá-los a se apropriarem dos conteúdos apresentados durante o curso. Como resultado, percebe-se, a partir das interações das professoras com os cursistas e suas produções escritas, que os conteúdos relacionados à aquisição da linguagem pelo Surdo parecem não só dar base para o trabalho com os demais conteúdos como também sensibilizam os cursistas para a realidade dos Surdos brasileiros.