Ambiguidade lexical como estratégia para construção persuasiva em propagandas: um olhar semântico | Autores: Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa (IFPB - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA) ; Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral (FSCM - FSCM) |
Resumo: O universo da propaganda, sob o reflexo da rapidez requerida pelos instrumentos midiáticos, tende a buscar meios que promovam mecanismos capazes de envolver o consumidor, fazendo uso de estratégias que motivem o leitor e, ao mesmo tempo, sejam adequadas à rapidez e precisão que a sociedade requer. Com base nesta constatação inicial, objetivamos discutir a produtividade dos fenômenos de ambiguidade lexical na construção de peças envolvidas na propagação de campanhas de conscientização acerca de problemas sociais. Partimos do pressuposto de que essas propagandas são construídas com base na riqueza constitutiva de situações linguísticas envolvendo tanto a polissemia como a homonímia. Assim, serão apresentadas análises descritivas desses fenômenos em propagandas, estabelecendo uma relação com bases teóricas entre as teorias da comunicação e as linguísticas, ancorando-nos em Brandão (2006), Carvalho (2006), Sandmann (2014), entre outros, através dos quais buscamos caracterizar o gênero propaganda e a importância das relações lexicais em sua construção, analisando os fenômenos lexicais geradores de ambiguidade à luz das reflexões de Oliveira (2008), Henriques (2011), Ullmann (1964), Carvalho (2014, 2006), entre outros. Com base nas analises realizadas, fica evidente como os fenômenos lexicais produtores de ambiguidade são representativos à construção de mensagens voltadas à propaganda, ampliando a riqueza desses enunciados, marcados pela criatividade como instrumento de persuasão.
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