Os ecos da periferia: uma proposta de ensino de re(existência) | Autores: Vitor Ferreira (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: Diante de uma educação que não se preocupa apenas com o que ensinar, mas também, como ensinar e diante de alunos inseridos num ambiente tecnológico e novo, a procura por formas para resgatar o interesse do jovem certamente se faz necessária a fim de que o ensino se torne proficiente. Pensando nessa questão, urge um trabalho sobre a literatura e a canção (letra e música) contemporânea num contexto que envolva a realidade do aluno, assim como o ambiente tecnológico em que ele está inserido. Temos como objetivo tentar alcançar tanto uma percepção sociocultural quanto um incentivo à leitura literária, buscando apresentar formas possíveis para que a literatura adentre o ambiente escolar com mais facilidade, dialogando com a canção de (re)existência presente na mídia atual. Para isso, buscaremos operacionalizar os conceitos do Círculo de Bakhtin a uma proposta metodológica de leitura de videoclipes de rap, pensando numa atividade que possa ser utilizada com alunos do Ensino Médio. Assim, mirando nosso olhar para os videoclipes, é fundamental entender o espaço no qual ele está sendo criado, a conexão com a letra e com a harmonia da música, o figurino, a escolha dos personagens, a identidade, a movimentação deles, as cenas inseridas antes ou posteriormente à música. Ademais, partiremos dos conceitos de interação discursiva, dialogismo, ideologia do cotidiano, ideologia formada e responsividade para um olhar sobre o videoclipe. Com isso, esperamos alcançar uma proposta de trabalho que possa gerar inteligibilidade desses alunos acerca do mundo que os cerca.
Agência de fomento: CAPES |
|