Poster
| Memória e Narrativa: a reconstrução da memória religiosa dos alunos de uma 4ª série do Ensino Fundamental I de uma escola confessional na cidade de São Paulo. | Autores: Letícia Minervino Bezerra (UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie ) |
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender como se dá a construção da memória religiosa por meio da narrativa dos alunos da 4ª Série (5º ano) do Instituto Educacional Batista Bíblico, ao longo do 2º semestre de 2018. Em 2018/2 a turma em questão estudou o livro Os heróis do Velho Testamento uma revista do 5º ano no qual os temas abordados serão as histórias dos personagens bíblicos como: Josué, Calebe, Débora, Gideão, Sansão, Rute, Samuel, Davi, Jônatas, Salomão, Josafá, Joiada/Jeoseba e Ester. O pesquisador pôde acompanhar a vivência da sala de aula e fazer uma observação da dinâmica da aula ao longo do semestre. Ao iniciar o acompanhamento escolar destes alunos, o pesquisador aplicou um questionário individual para captar as questões socioculturais que fornecem dados importantes sobre o indivíduo, para a avaliação das memórias e narrativas formuladas ao longo do tempo. Após essas observações o pesquisador poderá propor aos alunos uma atividade de recepção do conteúdo por meio de narrativas – oral, escrita e visuais. Após o recolhimento da produção textual dos alunos o pesquisador procedeu com a análise do material com o intuito de verificar a construção narrativa das histórias aprendidas e o procedimento de cada narrativa elaborada pelos discentes.
Agência de fomento: CNPq |
|