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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O gênero textual crônica e o letramento literário: possibilidades para a formação leitora e escritora na educação básica.

Autores:
Daniela dos Reis Santos Lima (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA)

Resumo:

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa-intervenção realizada no âmbito do PROFLETRAS, na Universidade Estadual de feira de Santana (UEFS). Trata-se de um estudo de base etnográfica e de caráter qualitativo, o qual culminou na escrita da dissertação de mestrado intitulada Letramentos na escola: uma proposta de ensino de Língua Portuguesa a partir de crônicas literárias. O lócus do desenvolvimento da pesquisa é uma escola pertencente à rede municipal na cidade de Santaluz-Bahia. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, os quais se encontravam, na época da aplicação da intervenção, na faixa etária entre 14 e 19 anos de idade. Os construtos teóricos de Schneuwly e Dolz (2004) e Costa-Hübes (2009), Marchuschi (2006), Soares (1998;2002), Koch e Elias (2009), Cosson (2016), Petit (2009), Lajolo (2001), Rojo (2009), Antunes (2010;2016), entre outros, foram basilares na elaboração de uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica literária. Nesse contexto, foram traçados caminhos com vistas ao desenvolvimento das competências leitoras e escritoras dos alunos, com enfoque no gênero textual/discursivo crônica literária, com base nas perspectivas dos letramentos. Assim, além do gênero crônica, responsável pelo letramento literário, a pesquisa também privilegiou o uso de linguagens multimodais, como a fotografia, com vistas à apropriação, no âmbito escolar, de práticas comumente utilizadas pelos alunos nos tempos hodiernos. Os resultados da pesquisa mostram que é possível ampliar  a competência comunicativa dos alunos e a reflexão crítica acerca do mundo e de si mesmos, através dos letramentos, em especial o literário, com destaque para a crônica e sua característica humanizadora. 


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