Limites e desafios na implementação da Lei 10.639 na Amazônia Legal: um estudo sobre as ações de ensino nos campi do IFTO. | Autores: Sabrina Silva de Carvalho (IFTO - Instituto Federal do Tocantins) |
Resumo: Por que um país com a maioria da população negra necessita de uma lei que proporcione a discussão acerca da relação Brasil- África? A Lei 10. 639/2003 que tem mais de uma década foi um marco histórico-legal com o objetivo de inserir aspectos históricos, literários e artísticos sobre a cultura afro-brasileira para proporcionar uma aprendizagem e o reconhecimento de uma África no Brasil, embora ainda encontre limites e desafios na implementação dos seus objetivos nas escolas brasileiras. Pautando-se nesse contexto, esse artigo tem como objetivo, previamente, analisar a lei 10.639 sob um contexto histórico. Posteriormente, é feito um levantamento sobre as principais ações do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins no que se refere à aplicabilidade da lei nas ações voltadas para a comemoração da Consciência Negra. Como referencial teórico, o texto foi embasado em Gomes, 2005 e 2011, além de documentação oficial que dialogue com o marco legal e as leis específicas da instituição de ensino. Quanto a metodologia, o texto foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica e um levantamento das ações desenvolvidas nos últimos cinco anos, nos campi do IFTO. Diante dessa abordagem, verificou-se que a Lei 10.639/2003 carece de ações integralizadas ao currículo para que o dia da Consciência Negra não seja uma data descontextualizada dos saberes multidisciplinares.
|
|