ENSINO DA LEITURA/ESCRITA NA EaD: ANÁLISE DA ABORDAGEM DOS GÊNEROS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | Autores: Germana Correia de Oliveira (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) |
Resumo: É fato que as teorias dos gêneros têm tido destaque em formações continuadas de professores de línguas e recebem especial ênfase na formação inicial desses profissionais na contemporaneidade. Entretanto, apesar da contribuição que pode representar para o ensino, a presença dos gêneros nas propostas didáticas não está isenta de problemas, pois não há consenso generalizado entre os pesquisadores e professores acerca da operacionalização do trabalho com ou sobre o gênero em sala de aula. Outra questão relevante é o fato de a maioria das pesquisas voltadas ao ensino da leitura/escrita e que enfocam a perspectiva dos gêneros textuais não contemplar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Nesse estudo, discutimos a abordagem da noção dos gêneros textuais durante o seu processo de didatização em uma disciplina de um curso superior, na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Temos como objetivo investigar o modo como os gêneros textuais são abordados a partir das instruções para a leitura e escrita presentes no AVA da disciplina escolhida, estabelecendo relação entre as abordagens feitas nessas instruções e os pressupostos do Interacionismo sócio-discursivo (ISD) acerca dos gêneros textuais. Na discussão, utilizamos o arcabouço teórico oferecido pelo ISD acerca do gêneros textuais, seu conceito teórico e os seus instrumentos de didatização (modelo didático de gênero e sequências didáticas) (BRONCKART (1999), DOLZ E SCHNEUWLY (2004), CRISTOVÃO (2008), PIETRO e SCHNEUWLY (2014) MIRANDA (2015), dentre outros.) A experiência de ensino que foi alvo de reflexões nesse estudo é uma mostra de como a questão do ensino a partir de gêneros ainda é conturbada e de como ainda não se aderiu à valorização dos modelos didáticos de gênero ou ao ensino a partir das sequências didáticas. Sob novos rótulos, desvendamos velhas práticas de supervalorização do controle de execução de tarefas em detrimento de práticas de leitura e escrita legítimas.
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