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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MODALIDADE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA

Autores:
Francisca Natalia Sampaio Pinheiro Monteiro (IFCE - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnolgia do Ceará) ; Juliana Geórgia Gonçalves de Araújo (UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos )

Resumo:

O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de ensino de língua portuguesa como língua materna na educação básica baseada na perspectiva funcionalista. Para demonstrar a aplicabilidade da abordagem funcionalista ao ensino de língua, optamos por discutir a categoria da modalidade linguística; esta definida, de acordo com Neves (2007), como uma categoria que diz respeito a como se diz o que se diz, com o objetivo de demonstrar a importância de uma análise que aborde toda a situação comunicativa em que ocorre um processo linguístico. Esse estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação realizada em uma turma com 37 alunos, na disciplina de Língua Portuguesa, do quarto semestre do Curso Técnico Integrado Integral de Petroquímica, ofertado pelo Instituto Federal do Ceará - Campus Caucaia. Foi realizado o acompanhamento do processo de ensino de língua portuguesa a partir do trabalho com o gênero artigo de opinião. Para tal, dentro da disciplina, disponibilizamos 10 horas/aulas nas quais foram apresentados e discutidos aspectos do gênero, além de oficinas de produção textual, tendo como foco a categoria linguística modalidade no referido gênero. O ensino da língua portuguesa nas oficinas realizadas deixou evidente para o estudante/falante da língua que o uso de uma ou outra expressão, bem como de um ou outro tipo de modalidade, revela uma estratégia do artigo para atingir objetivo comunicativo: persuasão. A pesquisa sobre modalidade e ensino de língua representa uma proposta de estabelecer uma ponte entre os conhecimentos desenvolvidos no âmbito acadêmico- científico e a prática diária de ensino/aprendizagem no ensino básico.