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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: a aplicação de uma sequência didática envolvendo uma reescritura da obra Os Miseráveis

Autores:
Déborah Justiniano Vieira Lima (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo:

Esta pesquisa tem por objetivo discutir a importância da literatura como instrumento de efetivação da Educação em Direitos Humanos (EDH). Esse trabalho se justifica pela necessidade de educar para a vida, formando alunos conscientes e elevar a literatura para além de sua função estética, mas valorizando sua função social, promovendo um paralelo entre o texto ficcional e a realidade vivida pelos alunos. A preocupação com a Educação em Direitos Humanos tem crescido no Brasil. À vista disso, verifica-se a necessidade da apresentação e desenvolvimento de projetos que despertem para o respeito às diferenças, à tolerância e a consciência da dignidade de toda pessoa humana. A literatura, portanto, assume um papel fundamental no que se refere à sensibilização do aluno para as questões relacionadas aos Direitos Humanos. Diante desse contexto, é preciso repensar o ensino da literatura, muitas vezes voltado exclusivamente para as questões formais e classificatórias expandindo sua relevância para discussões apontadas no contexto histórico e social de seus enredos. Para tanto, optou-se pelo estudo, nas aulas de Língua Portuguesa, do clássico Os Miseráveis adaptado para o público infatojuvenil por Luc Lefort, por se tratar de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal. Através da aplicação de uma sequência didática, priorizando a função humanizadora da literatura e através de uma abordagem social, o aluno será estimulado a posicionar-se diante das questões sociais, e até intervir na sua realidade buscando transformá-la.