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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA/RN.

Autores:
Gilmara Freire Azevedo (IFRN - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE )

Resumo:

A formação de professores de Ensino de Língua Portuguesa - ELP requer cada vez mais um professor conectado com as diversas linguagens, teorias e práticas que possibilitem ao seu aluno atuar criticamente no mundo da vida, compreendendo a complexidade da sociedade na qual está inserido e atuando de forma responsiva sobre esta. Em suma, um ensino calcado na concepção dialógica da linguagem, que compreende um sujeito historicamente situado. Com este propósito, este trabalho analisa como se dão as práticas de ELP, dos professores que atuam nos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental, do Município de João Câmara/RN. Objetivamos com a análise identificar qual/is aportes/s teórico-metodológico subjazem a prática docente. Para Tal, o construto teórico da pesquisa repalda-se em Bakhthin (2017), pelas discussões sobre sujeito, dialogismo, alteridade, responsividade, entre outros, relevantes para a formação de sujeito responsivo. Embasaremos a discussão também com os pressupostos de Tardiff (2014), sobretudo no que concerne aos saberes necessários à formação docente. Algumas discussões, ainda incipientes, sinalizam que há na prática docente uma visão atrelada à tradição de Ensino de Língua em perspectiva prescritiva com enfoque na gramática tradicional e que pouco possibilita o desenvolvimento de um sujeito proficiente linguística e discursivamente, o que tem contribuído para o município amargar um dos piores IDEBs do Estado. Percebemos ainda, algumas compreensões equivocadas sobre o trabalho com os gêneros discursivos e, consequentemente, comprometendo o trabalho com a leitura e produção textual dos mais diversos gêneros.