Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ESCRITURA DA ESCOLA E DA VIDA: ENCONTROS, DESENCONTROS E POSSIBILIDADES

Autores:
Quesia Garcia Laureiro (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

O presente trabalho monográfico trata-se da sistematização dos resultados da minha pesquisa sobre as produções escritas de crianças dentro e fora da escola. A pesquisa foi realizada e concluída no espaço-tempo da E.M. Ernani Moreira Franco situada no município de Niterói, Rio de Janeiro, com a turma GR2C – 2ª Ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com o cotidiano por meio de rodas de conversas. O movimento dos relatos de experiências pelos sujeitos envolvidos, o choque cultural, a possibilidade de ouvir o outro, de aceitar o outro (com sua outra lógica), de construir novos caminhos com ele faz da pesquisa com o cotidiano uma prática muito mais potente do que aquela regida por apenas um único indivíduo. Por meio desta pesquisa, investiguei as possíveis relações dos alunos com a escrita, os usos que fazem da escrita na escola analisando as possibilidades de aproximações ou não com o mundo externo, com seu cotidiano.  Concluo o trabalho apresentando uma reflexão teórico-metodológica a partir das vozes dos sujeitos envolvidos na pesquisa e dos meus relatos de experiências sobre os processos de ensino-aprendizagem a respeito das escrituras destes alunos em sala de aula com base nas ideias defendidas por Freire (1989), que acredita que a alfabetização é um ato político e dialógico, por Smolka (1988) e Sanches (2008) que entende a alfabetização como um processo discursivo. Através de um olhar mais refinado pude obter informações necessárias para compreender a lógica de cada criança para construir seu conhecimento, seu modo de ver as coisas, de entender o mundo e que relações fazem com a escrita.