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| Marcas de autorização do dizer na constituição linguística de descendentes de imigrantes italianos | Autores: Flávia Rosane Camillo Tibolla (EBMAZC - Escola Básica Municipal Anna Zamarchi Coldebella) |
Resumo: Marcas de autorização do dizer na constituição linguística de descendentes de imigrantes italianos
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o processo de constituição sujeito e suas relações identitárias com e na linguagem entre descendentes de imigrantes italianos que hoje possuem a permissão de falar entre si e com o outro uma língua que outrora foi silenciada interditada ou então “cortada” em decorrência dos ideários nacionalistas, da década de 1930. O corpus da pesquisa se constituiu de entrevistas semiestruturadas com descendentes de imigrantes italianos da terceira idade, da cidade de Concórdia-SC, realizadas com a co-participação de alunos do 8º ano da Escola Básica Municipal Anna Zamarchi Coldebella que possuem no currículo escolar a Língua Italiana como língua estrangeira. Investigou-se como as marcas de interdição se materializam na atualidade, que aspectos se sobressaem e que marcas são recorrentes. As entrevistas foram transcritas e posteriormente alguns recortes discursivos foram analisados segundo os fundamentos da Análise de Discurso de vertente francesa. Através dos recortes discursivos e das análises foram mobilizados os conceitos de memória, interdiscurso, interdição e identidade. Na constituição identitária de língua dos descendentes de imigrantes italianos há marcas de língua que não foram apagadas pelo discurso silenciador, há marcas do desejo de falar, há marcas que deixaram cicatrizes. Há marcas. São vozes que, hoje, recebem a autorização para dizer aquilo que não foi dito ou então foi calado de modo obscuro e hostil. Embora muitos estudos já foram empreendidos sobre a constituição identitária dos descendentes de imigrantes ainda há muito a ser revelado. É através dos traços de memória, das cicatrizes discursivas, que os não-ditos serão interpretados, seguindo o viés da análise de discurso.
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