Memes em sala de aula de língua portuguesa: construindo sentidos de forma colaborativa
| Autores: Márcia Regina Lacerda da Silveira (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: O presente trabalho explicita, a partir da pesquisa que foi realizada, a minha vontade como professora do Ensino Fundamental de entender como construímos sentidos através dos memes, considerando o caráter interacionista e colaborativo desse gênero discursivo. Sendo assim, os objetivos do trabalho são: (a) compreender melhor a visão dos alunos acerca das ideias exploradas em textos publicados no Facebook, rede social na qual eles leem e escrevem com frequência; (b) encorajar os alunos a dialogarem e negociarem sentidos através de um ambiente de pluralidade de ideias. Através da teoria sócio-histórica-cultural (PONTECORVO, 2005; OLIVEIRA, 2010; SANTOS, 2014), abordo a influência do contexto histórico e social em nossas escolhas e construção de sentidos. Discuto também a relevância dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 1997; ROJO, 2005; SOBRAL, 2009, 2011; BAWARSHI e REIFF, 2013), considerando as noções de dialogismo e interação, e os conceitos de multiletramentos (ROJO, 2012; JANKS, 2016) e letramento crítico (FREIRE, 1981; SOUZA, 2011a, 2011b; JANKS, 2016). Entendo que o trabalho não visa à solução de problemas, mas ao entendimento de questões subjacentes aos parceiros na pesquisa e à qualidade de vida na sala de aula. Utilizo, portanto, a abordagem ético-filosófica da Prática Exploratória (ALLWRIGHT e HANKS, 2009; MORAES BEZERRA, 2007), focando na interação entre mim e meus alunos, entendidos como colaboradores na pesquisa e (co) construtores de sentidos. Para tanto, apresento as Atividades Pedagógicas com Potencial Exploratório (APPES), realizadas com minha turma parceira de pesquisa, além de atividades construídas com outras turmas do Ensino Fundamental.
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