PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ASPECTOS QUE LEGITIMAM A IDENTIDADE DOCENTE NO CURSO DE LETRAS
| Autores: Francisca Vilani de Souza (IS - Instituto Souza) |
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar se o componente curricular Prática de Ensino e Estágio Supervisionado expressa a construção de identidade aos graduandos do curso de Letras /UERN - Campus Central. Nesse percurso, legitimar conhecimentos adquiridos bem como, definição da profissão. Quanto à abordagem, a pesquisa ora apresentada utiliza o método qualitativo. A informação segue um caminho indutivo, tendo como ênfase a descrição e interpretação dos dados obtidos. Quanto aos objetivos atende ao método descritivo e quanto aos procedimentos é bibliográfico e documental. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a análise de 22 relatórios de estágio, especificamente dos alunos do 6º período do semestre 2016.2 do curso de Letras – Língua Portuguesa. Portanto, a análise dos dados realizou-se em duas etapas: primeiro foi realizada a leitura dos relatórios e descritos na íntegra fragmentos dos discursos e, posteriormente analisados tendo como aporte a teoria estudada. A base teórica está fundamentada em Buriola (1999), Libâneo (2004), Piconez (1991), Pimenta (2006), (2012), Pirrenoud (2016), Tardif (2014) entre outros. A análise desses dados foi discutida com base no aporte teórico e, através do eixo integrador denominado nesse estudo como estágio e construção de identidade docente. Foi possível constatar que o componente curricular Prática de Ensino e Estágio Supervisionado são bases articuladoras para a construção da identidade e formação do profissional em Letras. Também que o estágio como formação inicial pauta-se através da investigação da realidade de forma que as ações são enfatizadas pela avaliação crítica e reflexão sobre o fazer, o pensar e a prática. Bem como considerar o estagiário na história como atores de ações, projetos e desenvolvimento profissional.
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