Poster
| ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR | Autores: Shiderlene Vieira de Almeida (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) ; Dayse Grassi Bernardon (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) ; Cristian Rafael Andriolli (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) |
Resumo: Neste estudo, apresentamos o trabalho desenvolvido nas oficinas com a temática na área da surdez, vinculadas ao projeto de extensão Inclusão e Diversidade: o lúdico no contexto escolar. Tal projeto objetivou oportunizar aos alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Formação Docente (Ensino Médio) conhecimentos teóricos e práticos destinados ao trabalho pedagógico com alunos com necessidades educacionais específicas, por meio da utilização e confecção de materiais lúdicos. Como aporte teórico na área do bilinguismo para surdos, no pautamos em Quadros (1997;2004), Brito (1995), Fernandes (1997, 2003, 2004, 2006) dentre outros autores e, para o uso do jogo enquanto recurso pedagógico no apoiamos em Cunha (2005), Macedo et al (1997, 2015), Souza, Costa e Santos (2013), dentre outros. Metodologicamente, adotamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa interpretativa, tendo como sujeitos os alunos do curso de formação docente (ensino médio). O instrumento gerador de dados foi um questionário aplicado aos participantes ao final das oficinas. Para esse trabalho, apresentamos os resultados do segundo módulo do projeto, que compreendeu os jogos na área da surdez, elaborados e aplicados pelo aluno bolsista em oficinas do projeto. Os resultados desse módulo apontaram que os jogos apresentados e confeccionados, foram bem aceitos pelos participantes que consideraram o seu uso no contexto escolar como um instrumento de ensino capaz de favorecer o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa e da Libras.
|
|