RESUMO
Verifica-se, ainda nos dias atuais, o ensino de gramática normativa nas aulas de língua portuguesa por grande parte do professorado, criando assim, um hiato entre o uso da língua e o ensino da língua materna.
Esse projeto visa ao ensino dos diferentes usos do “agora” para alunos do 8º ano do ensino do fundamental de uma escola pública estadual, sob a orientação da professora doutora Talita de Cássia Marine, e tem como principal base teórica a Sociolinguística Educacional com Stella Maris Bortoni-Ricardo e a Pedagogia da Variação Linguística com Faraco, Maria Helena de Moura Neves e Irandé Antunes. Com essa base teórica será possível embasar o projeto, e preparar o professor para ensinar os variáveis usos de “agora” apresentando-se não apenas como um advérbio de tempo de acordo com as gramáticas normativas, mas como uma expressão de retomada de fala, ou até mesmo, como um conectivo adversativo.
É através desse olhar que pretendemos desenvolver essa pesquisa; um olhar que observa as variações do uso do “agora” em diversas situações de uso, sobretudo na escrita, observando tal uso em gêneros discursivos mais formais, como artigos de opinião de jornais impressos da grande imprensa, assim como em gêneros discursivos menos formais publicados em ambiente digital, como blogs, por exemplo. A escolha desses gêneros dá-se para verificar e contrastar os usos do “agora” em veículos mais formais e menos formais.