MUITO ALÉM DAS PALAVRAS:
Análise de textos multimodais em materiais didáticos de PBLA | Autores: Larisse Lázaro Santos Pinheiro (UNB - Universidade de Brasília) |
Resumo: O ensino de Português Brasilerio como Língua Adicional (PBLA) está avançando e tem sido muito debatido em relação aos materiais didáticos (MD), que dão suporte à veiculação de vários outros gêneros de diferentes esferas e contextos socioculturais. Diante dessa perspectiva, o estudo aqui proposto busca analisar MD no ensino de PBLA, tendo como objetivo investigar como os textos multimodais estão inseridos nesses materiais, e como esses textos são ressemiotizados, ao serem transferidos de suporte, ganhando semioses não presentes em seu suporte original, isto é, como significados mudam dependendo de contexto para contexto, observando a constituição multimodal, e assim, discutir como esses textos podem contribuir para o ensino de PBLA. A metodologia é de natureza qualitativa em que se privilegia a interpretação e reinterpretação de dados, caracterizando-se como estudo de caso, por meio de análise documental. A base teórica da pesquisa é centrada na Teoria Semiótica Social/Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 2006), Análise de Clusters (BALDRY; THIBAULT, 2006) e Ressemiotização (IEDEMA, 2011). As análises permitem reflexão sobre o trabalho dos textos multimodais no ensino de PBLA, demonstrando as peculiaridades inerentes à composição semiótica, com vistas à reflexividade crítica sobre a formação de sentidos em MD de PBLA e como esses textos podem ser melhores trabalhados quando se conhece a potencialidade de significação de diferentes semioses em língua estrangeira, o que é ponto de grande importância para desenvolvimento de pesquisas.
Agência de fomento: CAPES / FAPDF |
|