APAGAMENTO DAS CONSOANTES /R/ e /l/ EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA NA ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO | Autores: Elaine Cristina de Oliveira (UFBA - Universidade Federal da Bahia) |
Resumo: Este estudo tem como proposta analisar o apagamento das consoantes /R/ e /l/ em posição de coda silábica na escrita de crianças. Os objetivos específicos são: i) verificar se existe relação entre apagamento das consoantes /R/ e /l/ em posição de coda silábica e a sua ocorrência em diferentes posições na palavra e ii) analisar a ocorrência do apagamento dessas consoantes em relação à classe gramatical das palavras. O corpus foi constituído por textos escritos por crianças do 1º, 2° e 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Salvador, nos anos de 2011, 2012 e 2013. Inicialmente foram identificados e selecionados no corpus apenas registros passíveis de interpretação, ou seja, que podiam ser lidos. Após a leitura, foram identificadas todas as palavras que apresentavam consoantes /R/ e /l/ em posição de coda. Observou-se que, no que se se refere ao registro da coda preenchida pelas consoantes /R/ e /l/, as crianças acertam muito mais do erram, mesmo estando nos primeiros anos de escolaridade. Notou-se também que as crianças acertam mais o registro da consoante /l/ do que da consoante /R/, fato que pode estar correlacionado tanto aos aspectos fonológicos e acústicos, quanto ao modo como essas crianças circulam pelo código escrito institucionalizado. Quanto à correlação do apagamento na coda silábica preenchida pelas consoantes /R/ e /l/ com a posição na palavra e a classe gramatical, observou-se que a posição final de palavras e a classe gramatical de substantivos e verbos, parecem ser as estruturas preferenciais para que o apagamento ocorra. No entanto, considerações mais robustas a esse respeito necessitam ainda de mais estudos, num corpus mais amplo e, talvez, com maior controle no número de coletas e do gênero discursivo, para que seja possível fazer comparações e conjecturas mais consistentes.
|
|