Poster
| Os processos linguísticos ocorridos em League of Legends – servidor brasileiro
| Autores: Ana Lilian Moreira Silva (UEA - ENS - Universidade Estadual do Amazonas - Escola Normal Superior) |
Resumo: Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objeto de estudo é a linguagem utilizada em um jogo online chamado de League of Legends, mais conhecido como LOL. Esta pesquisa teórica- metodológica deu-se através de entrevistas gravadas com 10 jogadores onde foi capaz de tabular os vocábulos que são apenas utilizados no jogo e como isso influencia na jogabilidade e nessas novas palavras encontradas virtualmente. A delimitação é na ênfase dos processos linguísticos utilizados nesse meio, explicando as ocorrências da linguagem em si. Os dados levantados revelaram que os jovens estão se comunicando por vocábulos que só eles entendem por meio de Neologismos utilizados durante o jogo. Verifica-se a ocorrência, pois o processo de criação de novas formas lexicais ou acréscimos de novas acepções já existentes. O trabalho percorreu com base nas três perguntas formuladas por Rocha (2003, p.70- 80) : 1) Por que se formam novas palavras? 2) Quando se formam novas palavras? 3) Como se formam novas palavras? E também trabalhando com AZEREDO (2010, p. 400-402) sobre o tipo de estrangeirismo presente é o Xenismo, já que conserva a forma gráfica de origem. Mas além do neologismo, estrangeirismo, a siglagem – do tipo esporádica já que são usadas para facilitar o processo de escrita – também se encontra presente no corpus. Essa pesquisa teve como intuito de identificar e tabular palavras de uma comunidade virtual
|
|